Perguntas Frequentes

O QUE É A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL?

São cursos de iniciação ao mercado de trabalho, geralmente compostos de cerca de 100 horas de duração (aproximadamente 2 meses), voltado à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalh0o, independentemente do nível de escolaridade.
 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR NA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL?

Aumento da empregabilidade, atualização constante na área de atuação no mundo do trabalho, maior incentivo na construção de um pensamento crítico, maior capacidade para enxergar novos rumos e iniciar uma nova carreira ou profissão.
 

O QUE É QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL?

São cursos voltados para uma fase que te inicia numa determinada profissão, normalmente com duração de 180. Qualificar-se é desenvolver habilidades e especializar-se em determinadas áreas para executar da melhor forma suas atribuições
 

O QUE O COLÉGIO TÉCNCOLÓGICO / ESCOLA DO FUTURO OFERECE?

Cursos gratuitos, a qualquer cidadão do estado, que se encaixe nos pré-requisitos estabelecidos, e que garantem a inclusão das pessoas ao mercado de trabalho.
EM QUAIS MODALIDADES OS CURSOS SÃO OFERTADOS?
Os Cursos ofertados são nas seguintes modalidades:
Modalidade Presencial (que eu função da pandemia está sendo ofertado na modalidade REANP – Regime de Aulas não Presenciais) acontece de forma online através de uma plataforma no horário de aulas escolhido pelo aluno
Modalidade à Distância (EaD) – modalidade que o aluno faz o curso também pela internet, mais em qualquer horário ou momento.
Capacitação: com duração aproximada de 45 a 60 dias
Qualificação – com duração aproximada de 90 dias
 

AO CONCLUIR O CURSO, RECEBO DIPLOMA OU CERTIFICADO?

Sim, o estudante recebe Certificado de Conclusão do curso. A emissão pode demorar cerca de 30 dias, pois passa por processo de validação.
 

QUAL A IDADE MÍNIMA PARA INICIAR UM CURSO DE CAPACITAÇÃO OU QUALIFICAÇÃO

A idade mínima para ingressar é de 16 anos
 

QUAL O GRAU DE ESCOLARIDADE PRECISO TER?

PARA QUALIFICAÇÃO
Os candidatos oriundos da Comunidade em Geral deverão estar cursando o Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio por qualquer via de acesso;
SEDUC Alunos cursando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio por qualquer via de acesso.
Documentação necessária:
CPF do próprio candidato (cópia);
Carteira de Identidade do próprio candidato (cópia);
Comprovante de conclusão do ensino fundamental ou Comprovante de matrícula e frequência no Ensino Médio da Rede Pública de Ensino; (cópia)
Comprovante de endereço (cópia).
 
PARA CAPACITAÇÃO
Documentação necessária:
CPF do próprio candidato (cópia);
Carteira de Identidade do próprio candidato (cópia);
Comprovante de estudos ensino fundamental, não precisa ter concluído; (cópia)
Comprovante de endereço (cópia).
 

O que é REANP ?

R.: É o Regime Especial de Aulas Não Presenciais – REANP e se destina à oferta de cursos presenciais, enquanto perdurar o risco de contágio e de disseminação da COVID-19. A Resolução CEE/CP, N. 15/2020, prevê vigência do REANP para até 19 de dezembro de 2020.

Consiste no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem por meios digitais, indicando a necessidade de se manter e reforçar a interação do professor com os alunos e entre os alunos, mediante recursos de tecnologias, socializando o conhecimento, as experiências e didatizando situações concretas.

 

Como funciona ?

R.: O REANP é uma oportunidade de aprendizagem e adaptação coletiva, de acordo com o momento que vivemos: tolerância em relação ao que é possível fazer e de motivação aos estudantes para que continuem a aprender.

O professor estará à disposição dos alunos da turma, no horário regular de aulas, conforme prevê o Edital de Seleção de Alunos.

O aluno deve acessar o ambiente virtual e participar das atividades do curso. Quando ele acessa esse ambiente (Plataforma Moodle), sua frequência à aula é registrada.

As atividades pedagógicas são enriquecidas por meio de: WhatsApp, Google Meet, Zoom.us, e-mail, conforme Resolução 02/2020, de 17 de março de 2020, que dispõe sobre o Regime Especial de Aulas não Presenciais no Sistema Educativo do Estado de Goiás, como medida preventiva à disseminação do COVID-19.

 

Como serão as aulas?

R.: Como as aulas serão ministradas em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA, www.ead.go.gov.br, e completadas por salas de aula   WhatsApp, Google Meet, Zoom, as aulas criam ambiente interativo. O professor cria e adota aula web e pode pedir ao aluno que faça o mesmo com as atividades indicadas pelo professor e/ou sugeridas pelos alunos. O aluno filma suas atividades, envia ao professor que as socializa com a turma.

Nesse ambiente, são adotadas: aulas gravadas, aulas online mediadas por tecnologias, atividades e tarefas por WhatsApp, apostilas e outros materiais impressos, projetos de pesquisa, aulas pelo rádio e televisão, dentre outras tantas opções.

O professor cria e adota aula web e pode pedir ao aluno que faça o mesmo com as atividades indicadas pelo professor e/ou sugeridas pelos alunos. O aluno filma suas atividades, envia ao professor que as socializa com a turma.

Assim, os alunos devem desenvolver as atividades, participar de fóruns, chats, dentre outras atividades, durante o horário de aulas previsto para o curso presencial, conforme descrito em Edital de Processo Seletivo.

 

O que é preciso para acompanhar as aulas e tirar dúvidas?

R.: Acesso à internet, por meio de celular ou computador que lhe permita acessar o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA , www.ead.go.gov.br, que estará disponibilizado conforme horário marcado  para as aulas do curso escolhido no ato de inscrição/matrícula.

 

Como será medida a frequência?

R.: A frequência será medida através do acesso de login ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA, www.ead.go.gov.br. Frequência mínima de 75%.

 

Será emitido certificado? Ele terá a mesma validade dos cursos presenciais?

R.: Para ter direito ao certificado de conclusão de curso tem a mesma validade dos cursos presenciais e o aluno deverá satisfazer as condições:

  1. Demonstrar domínio de competências e habilidades previstas na matriz curricular;
  2. Participar, obrigatoriamente, de eventos acadêmicos, como espaço para realizar as atividades avaliativas satisfatoriamente. O resultado da avaliação é expresso por meio do conceito “Apto”, o que corresponde ao domínio das habilidades a serem desenvolvidas ao longo do curso. As habilidades são aquelas solicitadas pelo mundo do trabalho e previstas no Plano Pedagógico do Curso.

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ONDE POSSO ENTRAR EM CONTATO?
Cristalina– WhatsApp 61 3612-1942 ou clique aqui para iniciar uma conversa no Whatsapp
Site: www.itego.com.br/cristalina